You are currently viewing Cinema na Escola
Certamente, concordamos que as aulas de Cinema na Escola são, sem dúvidas, uma forma de expressão artística fantástica, sem limites, nem fronteiras.

Cinema na Escola

Cinema na Escola

Você já pensou no Cinema como parte do currículo escolar?

Neste post, veremos a importância do Cinema na Escola.

Certamente, concordamos que o cinema é, sem dúvidas, uma forma de expressão artística fantástica, sem limites, nem fronteiras.

Afinal, já nos maravilhamos com diversas obras, com reflexões, sentimentos, lembranças e peculiar curiosidade.

Esta é a tão falada “magia” da indústria cinematográfica.

A história exata do início do cinema é um tanto incerta, mas muitas fontes darão os créditos iniciais aos Irmãos Lumière.

E uma data importante relacionada a eles é a primeira projeção, em 1895, de L’Arrivée d’un train en gare de La Ciotat, A Chegada de um Trem na Estação.

Conta-se que as pessoas se apavoraram com as imagens, tentando fugir do trem, pois a experiência era inédita e muito realista.

Igualmente maravilhado, temos a figura de Georges Méliès relacionada aos primórdios da 7ª Arte, a partir, inclusive, do conhecimento dos Irmãos Lumière.

De Méliés, conhecemos muito bem Le Voyage dans la lune, A Viagem à Lua, de 1902.

Enfim, do século XIX ao XXI são muitas referências importantes, poderíamos criar um post só para isso! 😊

Não podemos deixar de terminar esta parte sem falar de Charlie Chaplin… Outras histórias…

Charles Chaplin

O Cinema na Escola

Pois bem, concordamos com os aspectos lúdicos do Cinema.

Mas é possível pensar nesta Arte como componente escolar?

Em muitas aulas, já é bastante comum a utilização de filmes (longas, curtas, animações) para ilustrar assuntos das áreas do conhecimento.

Por si, só, já vale muito essa utilização para gerar mais interesse nas turmas, aprimorando seus Repertórios Culturais e Conhecimentos.

Mas podemos ir além, olhando para o Cinema como uma ferramenta de trabalho pedagógico.

Pois com ele, podemos pensar no encantamento como fonte de estímulo para investigações diversas sobre todo e qualquer tema.

Principalmente se tivermos olhares sobre as Metodologias Ativas e de Projetos.

Mas como o Cinema faz parte do Currículo?

Com o Cinema, podemos trabalhar uma grande quantidade de conteúdos, habilidades e competências da Educação Infantil, passando pelos Fundamentais 1 e 2, até chegar no Ensino Médio.

Em síntese, a escola pode trabalhar com as questões ligadas à parte técnica (iluminação, gravação, edição etc.), inclusive previstas na Competência Cultura Digital da BNCC.

Também desenvolver habilidades do Pensamento Crítico, ligadas ao que há de mais subjetivo na trama, relacionadas aos estudos da Inteligência Linguística.

Essas investigações são capazes de fomentar rodas de conversa para debates e percepções individuais, estudo de conceitos das diferentes áreas do conhecimento (Arte, Ciências Humanas e Exatas).

Permitindo que as turmas se envolvam em novos saberes.

E sabe o que deixa tudo isso mais emocionante?

O fato de poderem produzir um filme com toda essa bagagem adquirida!!

Conta aqui pra gente, qual sua relação com o Cinema?

Francisley da Silva Dias

Mais conhecido como Francis, é Educador, Professor de Língua Portuguesa Brasileira, Preparador, Revisor e Tradutor de textos; acredita na Educação e nas Artes como essenciais para os desenvolvimentos sociais.

Deixe um comentário