Como trabalhamos com Projetos
Teia Multicultural - Trabalho por projetos e Pedagogia Baseada em Projetos

Como trabalhamos com Projetos

Pedagogia Baseada em Projetos na Teia

Uma dúvida frequente em nossa escola inovadora é sobre a maneira como trabalhamos com projetos em nossa proposta pedagógica, ou seja, como funciona uma escola que tem sua pedagogia baseada em projetos?

Preparamos uma sequência de vídeos com a Georgya (idealizadora e diretora pedagógica da escola Teia) explicando alguns pontos específicos da nossa proposta pedagógica, ou seja, você pode assistir essa sequência de vídeos e postagens para entender como trabalhamos.

Tendo essa perspectiva, como somos uma escola inovadora, temos muitas características que nos diferem das escolas tradicionais.

Muito provavelmente você, assim como eu, estudou em uma escola tradicional, então é natural que surjam dúvidas sobre essas características.

Essa é uma maneira, uma forma, de você ficar por dentro do que acontece na Teia, e a nossa intenção é de que você aproveite essa oportunidade da melhor maneira possível.

São tantas coisas sobre a Teia que ficamos entusiasmados por te contar mais sobre essa proposta, pois percebemos a transformação que ocorre em nossas crianças e consequentemente em toda a comunidade de familiares.

Eu mesmo confesso que demorei mais de um ano para compreender todos os detalhes dessa proposta, algumas primeiras impressões muito boas, e eu também tive dúvidas, é natural que você se sinta assim.

Por isso, organizamos essa sequência de postagens e vídeos, para te ajudar a compreender como a Teia funciona.

Diferenciais Pedagógicos em uma Proposta baseada em Projetos

Algumas escolas utilizam alguns projetos como algo complementar, para trazerem um pouco dessa perspectiva de escola inovadora para suas propostas, porém, poucas escolas tem a proposta pedagógica (pedagogia) baseada em projetos, inteiramente.

Porém, na Teia trabalhamos o tempo todo com projetos pedagógicos interdisciplinares, temos diversos, mas esse é um diferencial alicerce.

Somente por termos uma pedagogia baseada em projetos é que conseguimos aglutinar diversas inovações em nossa proposta, nos tornando, então, uma escola inovadora.

Com o passar do tempo foram surgindo novas linhas e pensadores que popularizaram algumas práticas inovadoras em sala de aula.

Fora Projetos existem outras Pedagogias Inovadoras

Na Teia trazemos a pedagogia baseada em projetos como um diferencial principal, pois a partir dessa estrutura podemos trazer outras maneiras de inovar.

Entretanto, quando eu era criança já era comum escutar sobre construtivismo, me lembro que a minha própria mãe procurava uma escola construtivista para mim.

Depois de um tempo trabalhando na Teia comecei a ouvir uns novos termos e jargões que nomeavam coisas que, na realidade, já aconteciam dentro da escola, alguns exemplos desses termos que se aplicam na Teia:

Então, aqui os alunos não aprendem os conteúdos obrigatórios por medo de irem mal em uma prova, ou simplesmente por alguém ter mandado.

Engajamos os alunos na execução de nossos projetos interdisciplinares, e no decorrer dessa execução eles aprendem os conteúdos como consequência.

Como dissemos, desde a nossa origem trabalhamos dessa forma, hoje percebemos que algumas escolas utilizam essa estratégia pontualmente, para criarem algumas aulas mais divertidas.

A Georgya explicará mais sobre esse tema no vídeo que preparamos para você.

Quer saber mais ou ficou em dúvida? Entre em contato que ficaremos felizes em te explicar!

Você também pode acessar nossas Perguntas Frequentes.

Somos uma escola que trabalha em período integral e somos uma escola integral no aspecto humano e singular da palavra, pois trabalhamos o ser humano completo em seus mais diversos aspectos.

Concluindo, um trabalho baseado em projetos é quando os alunos desenvolvem um produto final, e para conseguirem realizar esse produto aprendem conteúdos.

Dividimos esses aprendizagens entre investigações e produções. É como aprendemos de verdade, quando queremos realizar algo investigamos, tentamos, erramos e acertamos.

Transformando, assim, aprender em um processo divertido e prazeroso, com significado e, muitas vezes, para a vida toda!

Quer ver mais, acesse nosso canal no YouTube.

Lucas de Briquez

Educador, professor de empreendedorismo, profissional de marketing (aprendendo a ser Growth Hacker), leitor assíduo e escritor por hobby. Gosto de vento, de pessoas, de assuntos sobre a natureza humana, de festas, de filmes, de histórias de vida e de inovação.

Deixe uma resposta