Nossos eixos condutores

ARTE & AUTOCONHECIMENTO

Educação respeitosa com todas as crianças

A educação respeitosa com todas as crianças implica em uma abordagem inclusiva e empática, que valorize as diferenças individuais e promova o desenvolvimento integral de cada uma delas.

Autoconhecimento desde o início da vida

Desde agora, é importante que as crianças sejam estimuladas a conhecerem seus sentimentos, potencialidades e habilidades, para que aprendam a lidar com suas emoções de forma construtiva.

Livre brincar para uma infância saudável

O livre brincar promove o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, além de desenvolver habilidades e sentimentos como autonomia, pertencimento, respeito e superação.

Arte como ferramenta de transformação

Temos a arte como ferramenta de aprendizado, visto que todos os conteúdos são trabalhados em projetos artísticos. Esses projetos têm finalização semestral e os alunos aprendem brincando.

JORNADA TEIA

nossa metodologia

E se, no seu primeiro dia de aula, a escola propusesse algo diferente? E se fosse sugerido que você participasse de um projeto?
Imagine construir esse projeto utilizando todos os conteúdos propostos pelo MEC, como Matemática, Inglês e História. Além disso, você seria desafiado a explorar diferentes formas de expressão artística, como Teatro, Dança, Música e outras manifestações, para concluir o seu projeto. Essa é a abordagem da Escola Teia Multicultural. Aqui, as crianças aprendem e experimentam de maneira lúdica e significativa, com um objetivo claro desde a primeira infância.

No início da investigação do projeto é formulada a nossa pergunta tema, que servirá como motivador das pesquisas que serão realizadas ao longo de todo o processo de aprendizagem do semestre.

A partir dessa provocação, são desenvolvidas atividades corporais, com experiências sensoriais, investigações e sistematizações das descobertas, propostas para cada turma.

Nessa etapa, realizamos também, logo no início, o levantamento dos conhecimentos prévios e características dos estudantes, além de iniciar a investigação com a introdução de novos saberes relacionados ao tema central do projeto. Essa fase é repleta de descobertas, sobre nós, sobre o outro e sobre o tema que envolve nosso projeto, trazendo repertório cultural, curiosidades e significados para nossa trajetória pedagógica.

Após a fase de descobertas sobre o tema investigado, chegamos à etapa DEFINIR, onde realinhamos e estabelecemos com mais clareza os objetivos e direcionamentos do projeto.

Nesta etapa, tomamos decisões sobre o que deve ser levado adiante daquilo que pesquisamos e aprofundamos nossa compreensão sobre a pergunta tema, bem como, verificamos o que ainda precisa ser aprofundado em relação aos conhecimentos adquiridos até aqui. Levamos em consideração os interesses, habilidades e características individuais dos estudantes, bem como os interesses e capacidades coletivas, para tornar o projeto mais envolvente.

Nesse momento unimos as aprendizagens realizadas pelos pedagogos, bem como as metas de desenvolvimento curricular alinhados no planejamento, aos especialistas das áreas artísticas, nas produções, para que possamos atingir os resultados esperados. Também planejamos as atividades e recursos necessários para alcançar esses objetivos, tendo como foco a garantia de uma abordagem lúdica e enriquecedora.

A etapa definir é fundamental para moldar o desenvolvimento do projeto e criar um ambiente de aprendizado estimulante e personalizado, no qual cada criança possa explorar seu potencial de forma única. Também é nessa hora que os estudantes visualizam onde queremos chegar com os projetos, estimulando ainda mais o interesse e trazendo a motivação necessária para darmos os próximos passos.

Após as fases Descobrir e Definir, adentramos na etapa DESENVOLVER, na qual colocamos em prática todo o planejamento realizado, todo repertório adquirido ao longo das duas etapas anteriores.

Nessa etapa, as crianças são guiadas a vivenciar e se aprofundar nas atividades corporais, sensoriais e investigativas relacionadas ao projeto, produzindo concretamente os produtos, utilizando os conhecimentos adquiridos até aqui. Nessa etapa tudo acontece de forma muito empírica e científica.

Por meio de dinâmicas, jogos, experimentações e discussões, elas mergulham no aprendizado de forma lúdica e significativa.

Além disso, durante o desenvolvimento do projeto, é promovida a colaboração entre os estudantes, incentivando a troca de ideias, a resolução de problemas em equipe e o desenvolvimento de habilidades sociais.

Os conhecimentos prévios se transformaram em novas habilidades e, agora, tornam-se competências. Conhecimentos não só específicos de determinadas áreas comuns, mas também artísticas. Dessa forma, as crianças têm a oportunidade de expandir a compreensão, aprofundar-se nas disciplinas acadêmicas, fixar conhecimentos e explorar a criatividade por meio da expressão artística.

A etapa desenvolver é um momento de imersão, aprendizado ativo e construção de conhecimento através da concepção maker, no qual as crianças se envolvem em experiências enriquecedoras, ampliando suas habilidades de forma integral.

Na etapa ENTREGAR, chegamos ao momento de fechamento, conclusão e apresentação dos projetos desenvolvidos pelas crianças na Teia Multicultural.

Após o processo de descoberta, definição e desenvolvimento, as crianças são encorajadas a finalizarem, para então compartilharem o resultado de suas investigações, aprendizados e experiências. Elas têm a oportunidade de demonstrar o que aprenderam e como aplicaram os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto.

Nessa etapa, são realizadas apresentações, exposições ou performances, nas quais as crianças têm a chance de mostrar de forma criativa e expressiva os resultados de seu trabalho. Podem ser peças de teatro, apresentações musicais, danças, exposições de arte ou outras formas de manifestação artística, dependendo do tema e das especialidades exploradas.

Além da exposição do projeto em si, também é valorizada a capacidade de comunicação e expressão das crianças, incentivando-as a compartilharem suas reflexões, descobertas e processos de aprendizado com os demais colegas, professores, familiares e comunidade escolar.

A etapa entregar é um momento de celebração do esforço e da dedicação das crianças, bem como de reconhecimento de seu crescimento e desenvolvimento ao longo do projeto. É um momento de valorização das conquistas individuais e coletivas, e de promover o senso de realização e autoconfiança nas crianças.

COTIDIANO

Com base nos estudos mais recentes em educação e neurociência, e contando com 18 anos de experiência diária, a Teia se destaca com uma abordagem que levará seu filho ou filha em uma jornada única e memorável. Não perca tempo com escolas que não compreendem a importância desse período tão especial. A alta neuroplasticidade da criança representa uma janela de oportunidade limitada, e deixá-la passar é um desperdício irreparável. A infância passa rapidamente, mas as experiências vividas nessa fase deixam marcas para a vida toda.

TURMA 2 (T2)

TURMA 3 (T3)

TURMA 4 (T4)

Pela manhã

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Pela manhã

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Pela manhã

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Pela tarde

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Pela tarde

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Pela tarde

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Pertence ao
mapa de inovação
do MEC
Entre as 10 escolas
no desafio mundial
Edumission
Integrante do Movimento
de Inovação na Educação
(MIE)

ALIMENTAÇÃO

Na Teia Multicultural, entendemos que a alimentação é fundamental para o desenvolvimento holístico do aluno. Respeitamos as restrições alimentares individuais, fornecendo refeições balanceadas para todos, independentemente de serem onívoros, vegetarianos ou veganos. Priorizamos a inclusão, a consciência e a ética alimentar.

A hora da refeição não é apenas um momento de nutrição, mas também uma oportunidade para desenvolver habilidades motoras finas, fortalecer o aparelho fonador e cultivar competências sociais e comportamentais. Além de promover ações como compartilhamento e respeito, também abordamos a organização de pratos e a administração de restos de alimentos.

Com o apoio de uma nutricionista e uma comissão de pais engajada, asseguramos que todas as refeições atendam às orientações da vigilância sanitária e fomentem um diálogo contínuo sobre alimentação. Na Teia Multicultural, alimentar-se vai além de uma necessidade básica – é uma oportunidade para aprendizado e desenvolvimento saudável.

 

DEPOIMENTOS

AGENDE SUA VISITA

Aproveite essa oportunidade e garanta um futuro brilhante e feliz para seu filho ou filha! As vagas são limitadas, pois trabalhamos com número reduzido de estudantes por professor, assim podemos dar a todas as crianças a atenção e o cuidado que necessitam. Agende sua visita clicando no WhatsApp ou preenchendo o formulário.