You are currently viewing A Inovação na Educação – Escola
A inovação na educação é considerada uma das chaves para o acesso universal à escola e para garantir uma aprendizagem eficaz.

A Inovação na Educação – Escola

Movimento de Inovação na Educação (MIE)

Você sabe o que é o Movimento de Inovação na Educação (MIE)?

O MIE é um movimento que apoia organizações voltadas para a Educação Básica brasileira que possuem projetos pedagógicos pautados na inovação e na criatividade.

Idealizado em 2018 pela Fundação Telefônica Vivo, Associação Cidade Escola Aprendiz e Ashoka, o Movimento retoma o Mapa de Inovação elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2015, incorporando a ele novas iniciativas.

O Mapa de Inovação contava com 178 instituições educacionais – 138 delas reconhecidas como inovadoras e 40 com projetos de inovação de qualidade ainda em desenvolvimento – que atualmente integram a rede Inovação e Criatividade na Educação Básica, parceira do MIE.

O Movimento tem o objetivo de criar novas alternativas frente às propostas tradicionais de educação, articulando escolas, educadores, professores, gestores, ativistas e iniciativas sociais que procuram transformar a educação por meio da inovação.

O MIE possui um portal online que busca fortalecer o apoio às organizações educativas que desenvolvem ou querem desenvolver projetos inovadores como parte de suas diretrizes pedagógicas.

O intuito principal é estabelecer uma educação de qualidade, mais inclusiva e que garanta o desenvolvimento e aprendizagem integral de todos os estudantes.

O MIE considera como inovação a produção de conhecimento coletivo, que utiliza diversos espaços de aprendizagem e desenvolvimento.

Inovação na Educação – Rompendo Paradigmas

É por meio da inovação que é possível a criação de novas metodologias e conceitos que rompem com os padrões tradicionais da educação, em sua maioria hierárquicos, fragmentados e centralizados.

Além de apresentar as iniciativas inovadoras das redes parceiras contidas no Mapa de Inovação, a plataforma do MIE também reúne artigos, notícias, entrevistas e publicações relacionados ao tema, e um formulário que pode ser preenchido por aquelas organizações que se consideram inovadoras e queiram compartilhar suas práticas.

Uma das metas do MIE ao lançar sua plataforma online é a de ter acesso e divulgar outras iniciativas ainda não contempladas pelas redes parceiras. 

O MIE espera que por meio de sua plataforma sejam compartilhados:

– Materiais sobre inovação na educação, incluindo livros, teses, notícias e vídeos;

– Agenda de eventos, seminários, palestras e debates sobre inovação;

– Propostas que fortaleçam a articulação das instituições inovadoras;

– Sugestões e dúvidas gerais.

A Escola Teia Multicultural compartilha inovação por meio da plataforma do MIE

A Teia Multicultural foi uma das 178 instituições consideradas como inovadoras e referência em criatividade do Mapa de Inovação e, atualmente, faz parte do Movimento de Inovação na Educação.

Utilizamos como diretrizes para os processos inovadores de ensino e aprendizagem a arte e o autoconhecimento, sendo reconhecida pelo Movimento de Inovação na Educação por trabalhar com propostas pedagógicas a partir de projetos interdisciplinares durante a pandemia.

Um dos projetos propostos por educadores da Teia para driblar os desafios da pandemia foi uma peça de teatro encenada através da plataforma digital Zoom. A proposta surgiu com a ideia de aliar a arte e a tecnologia a fim de integrar todos os estudantes, que participaram desde suas casas, sem deixar a saúde e a segurança de lado.

Além disso, cada ano, os estudantes também são convidados a elaborar uma apresentação transmídia que integra o cinema, teatro, locuções e mídias impressas.

A Teia tem atuado na flexibilização da educação durante o período de isolamento social, adotando um modelo híbrido de ensino.

Os estudantes que podem e se sentem confortáveis em ir às aulas vão para a instituição, enquanto que os outros ficam em casa e realizam suas atividades de maneira remota.

Inovação no DNA da Escola

Além disso, a Teia tem trabalhado junto aos pais e educadores com o intuito de preservar a inovação que está no DNA da escola dentro de um ambiente de aprendizagem remoto.

E, como uma das diretrizes do MIE e do Mapa de Inovação é a articulação entre organizações educacionais, a Teia passou a realizar atividades e aulas gratuitas remotamente para estudantes da rede pública de ensino.

Essa ação, que bombou já na primeira semana – quando teve mais de 500 inscritos na plataforma – e foi solicitada por diversos educadores e gestores, originou o Asas Educação.

“Percebemos que muitos educadores entraram em contato, mas eles não queriam simplesmente compartilhar as nossas aulas com seus alunos, eles e elas queriam aprender a criar aulas parecidas com as nossas, achei isso muito legal e essa percepção foi um ponto de partida muito importante para nós.”

– Lucas de Briquez

A partir do projeto, a Teia criou materiais paradidáticos – que ainda não foram lançados – a fim de compartilhar sua plataforma inovadora, que cumpre com as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com outras instituições, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino brasileiro.

Diego Pacci

Redator publicitário e roteirista, sou apaixonado por literatura, fotografia, cinema e pelas mais diversas formas de comunicação. Também sou pai de uma aluna da Teia e fã do trabalho da escola.

Deixe um comentário