Inteligência Corporal-Cinestésica
teia multicultural inteligencias corporal cinestésica

Inteligência Corporal-Cinestésica

Inteligência Corporal-Cinestésica: perceba o quanto ela é importante para o desenvolvimento das outras inteligências.

Antes do cérebro, somos corpo, um depende do outro; para estarmos no mundo precisamos nos sentirmos integrais, seja com muitas ou poucas movimentações.

No senso geral, a inteligência está associada a atividades cognitivas, mas com a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner percebemos que além da Lógica-Matemática e da Linguística (só para citar duas padronizações clássicas), nosso corpo possui habilidades e competências relacionadas à Inteligência Corporal-Cinestésica.

Essa inteligência está cada vez mais sendo valorizada (ou revalorizada, se pensarmos que em alguns âmbitos nunca fora esquecida).

Ela se refere ao conjunto de habilidades cerebrais que nos conectam na coordenação entre mente e corpo, na precisão e no controle sobre nossos movimentos e ocupação de espaços.

Nossa força, coordenação, equilíbrio, velocidade, flexibilidade… Do acordar ao voltar a dormir, então, continue lendo e entenda toda abrangência.

Pense aí, quantas dessas habilidades você precisa para seguir no dia?

Sair da cama, se espreguiçar, levantar, realizar atividades que exigem manuseio de pequenos objetos (sabonete, escova, talheres…); são cotidianas, mas em todas essas situações estamos trabalhando nossas habilidades corporais finas e globais.

Esta é pra quem pega ônibus ou metrô lotado: já pensou o quanto de coordenação, equilíbrio e força é necessário para se manter firme nesses coletivos? 😅

Esses exemplos são comuns a grande parte de nós, mas precisamos lembrar que eles também representam dificuldades para outras pessoas. Nossos corpos não são os mesmos dentro da diversidade humana.

Outro fato importante é entender que há diferentes forças, coordenações e precisões ao longo de nossas vidas. Estamos em constante aprendizado corporal, mesmo que não tenhamos consciência disso.

Para isso, as brincadeiras e os jogos são essenciais para nosso Desenvolvimento Corporal-Cinestésico; Enquanto isso, te digo que não precisa ser criança para brincar, jogar, aprimorar habilidades adquiridas ou conhecer novas práticas.

Nós podemos dançar, escalar e experimentar outros movimentos diariamente, mas sempre respeitando os limites do nosso corpo.

Então é importante que nos dediquemos para desenvolver essa inteligência diariamente.

Passe a dar mais atenção às atividades triviais, experimentando choques e tensões, mas sempre com presença, foco no momento presente.

Conhecer-se com consciência corporal é um grande exercício que modifica nossas relações cerebrais, desenvolvendo as inteligências cognitivas e motoras.

Então cérebro e corpo se complementam!

Pessoas com predominância da Inteligência Corporal-Cinestésica demonstram aptidões para funções esportivas, atividades artísticas como a dança e as artes circenses e até mesmo em áreas ligadas à Medicina – imagine a precisão necessária para trabalhar com cirurgias…

Mantenha o equilíbrio e não se desespere com os desequilíbrios, algumas quedas são essenciais para aprender! 😉

Francisley da Silva Dias

Mais conhecido como Francis, é Educador, Professor de Língua Portuguesa Brasileira, Preparador, Revisor e Tradutor de textos; acredita na Educação e nas Artes como essenciais para os desenvolvimentos sociais.

Deixe uma resposta