Inteligência Espacial
teia multicultural inteligencia espacial

Inteligência Espacial

Inteligência Espacial: habilidades que utilizamos para entender o mundo a nossa volta, física e mentalmente.

A Inteligência Espacial nos orienta em nossas relações estabelecidas com os espaços e suas distâncias, formas e cenários, sejam físicos ou imaginados.

Com a Teoria das Inteligências Múltiplas, nos anos de 1980, o pesquisador e professor Howard Gardner nos apresentou a proposta das 9 Inteligências, rompendo com o padrão limitado dos clássicos testes de quociente de inteligência (Q.I).

Além das habilidades e competências relacionadas à Matemática e Linguística, a Teoria propõe outras inteligências; a Espacial é uma delas (confira nosso post sobre a teoria geral e seus detalhes).

Quando nos locomovemos dentro de espaços conhecidos, ou por áreas desconhecidas, utilizamos nossas capacidades de reconhecer lugares, formas e limites tridimensionais.

Sem isso, viveríamos esbarrando nas paredes ou nos perdendo entre os caminhos de casa pro trabalho, pra escola, padaria…

Também não teríamos a capacidade de entender um trajeto explicado ou dar informações de rumo e direção a quem precisa.

A Tecnologia

A tecnologia digital, de certo modo (olha a polêmica!), pode prejudicar essa inteligência.

Se antes consultávamos mapas impressos e guias de ruas, hoje temos aplicativos que nos localizam, mostram caminhos e rotas, calculando tempo, quase prevendo o futuro!

Quem não sente saudades de perguntar onde fica tal lugar, receber informações cheias de indicações, não guardar nenhuma e se perder? 😊

Por outro lado, essa tecnologia também pode proporcionar prazer no desenvolvimento da Inteligência Espacial: por exemplo, quando criamos casas, castelos, cidades e universos inteiros por meio de jogos de construção.

E claro, antes da digitalização, já possuíamos outras atividades prazerosas para desenvolver essa inteligência, como o xadrez, os quebra-cabeças, as peças de montar…

Como desenvolver nossas histórias e organizações sem essa inteligência? 😱

Treinando

Outras maneiras de aumentar as habilidades associadas à Inteligência Espacial são cotidianas, como planejar suas rotas mentalmente (sem GPS!) e prestar atenção aos traços e objetos dos entornos.

Um exercício muito legal é lembrar! A memória está intimamente ligada à Inteligência Espacial, por isso, lembrar dos lugares vividos e visitados ajuda muito no desenvolvimento das habilidades relacionadas ao nosso tema aqui.

Por falar em memória, você já ouviu falar na técnica do Palácio da Memória (Palácio Mental)?

É um exercício técnico interessante para guardar informações e dados.

Com ele, você deve percorrer mentalmente lugares físicos conhecidos – sua casa, seu ambiente de trabalho, uma biblioteca –, sendo importante que você reconheça cada detalhe dos espaços desse lugar, para que possa associar novas informações adquiridas a objetos conhecidos.

Para isso, é essencial que sua Inteligência Espacial esteja na Terra e não na Lua!

Apesar de estar associada a profissões como a arquitetura e engenharia, pudemos perceber que a Inteligência Espacial merece cuidados simples para sua manutenção e desenvolvimentos fundamentais na vida de qualquer pessoa.

Conta pra gente aqui uma coisa: você já se perdeu por aí ou deixou alguém sem se encontrar por conta da Inteligência Espacial?

Francisley da Silva Dias

Mais conhecido como Francis, é Educador, Professor de Língua Portuguesa Brasileira, Preparador, Revisor e Tradutor de textos; acredita na Educação e nas Artes como essenciais para os desenvolvimentos sociais.

Deixe uma resposta