O que é Inteligência Existencial
Teia Multicultural - Inteligência Existencial

O que é Inteligência Existencial

Inteligência Existencial: quem somos, onde estamos e aonde vamos? Nos perguntamos o tempo todo e encontramos mais de uma resposta.

Os mistérios do universo, da vida e depois dela nos são essenciais para nossa existência; podemos encontrar mais de uma resposta desenvolvendo a Inteligência Existencial.

O pesquisador e professor de Harvard, Howard Gardner, percebeu a importância da Inteligência Existencial.

Durante a evolução da sua Teoria das Inteligências Múltiplas, após estudar traços comuns ligados à espiritualidade de personagens históricas compreendeu essa nova inteligência.

Vale ressaltar que a espiritualidade pode estar ligada aos pensamentos religiosos, no entanto aqui a trataremos além dos dogmas.

Então, falamos em um sentido mais amplo dos questionamentos que nos tornam pessoas em busca de conexão com os mistérios do universo. SEM JULGAMENTO DE VALORES 😉

Quando a Inteligência Existencial Surgiu?

A Inteligência Existencial surge a partir do momento que começamos a nos perguntar sobre deusas e deuses, vidas extraterrenas, vida após a morte e nossos propósitos aqui na Terra.

Essas questões são inatas a nós quando há espaço para fazê-las. No geral, as crianças, por volta dos 6 anos, começam a se questionar e a questionar quem está em volta – pequenas filósofas!

De acordo com seus ambientes familiares e escolares, as respostas começam a ser dadas. A variação é enorme e se perde no tempo de nossa história humana.

Para o desenvolvimento da Inteligência Existencial o ideal seria não ter apenas uma resposta, e sim buscar a compreensão da complexidade das inúmeras possibilidades e crenças…

Para que conclusões pessoais pudessem desenvolver novas compreensões e novas dúvidas em um exercício constante de criação de hipóteses e resolução de problemas.

Se pensarmos na escola como um espaço de amplitude do pensamento, mais importante que dar respostas é o estímulo à elaboração de boas perguntas que podem gerar diferentes conclusões.

A Inteligência Existencial se complementa com a Inteligência Naturalista, e as duas são essenciais para o equilíbrio de nossa existência na Terra, pois elas se dedicam às nossas ligações com as vidas.

Elas se preocupam com o bem-estar físico e mental!

E profissionalmente?

Profissionalmente, pessoas com a Inteligência Existencial inerente podem se desenvolver nas áreas da Psicologia, das Ciências da Religião, dos estudos da Yoga e outras meditações, das Artes…

A inteligência existencial também pode nos levar em uma busca por compreender a humanidade, afinal de contas, a existência humana é extremamente complexa e interessante.

Todo tipo de área que estuda os seres vivos, o universo, nossa história, de onde viemos e para onde vamos, enquanto sociedade…

E também as nossas questões individuais, mas porquê é algo amplo não significa que não possa ter um foco bastante específico.

Acreditamos que podemos nos reconectar com essa inteligência, permitindo nossos mergulhos no oceano da existência, do autoconhecimento e da ligação (ou religação) com nossa espiritualidade independente das crenças.

Com respeito e empatia, na busca por uma vida melhor para o planeta, porque tudo isso faz parte de ser humano.

E você, conte pra gente, quais são suas questões existenciais e como você busca resposta para elas?

Francisley da Silva Dias

Mais conhecido como Francis, é Educador, Professor de Língua Portuguesa Brasileira, Preparador, Revisor e Tradutor de textos; acredita na Educação e nas Artes como essenciais para os desenvolvimentos sociais.

Deixe uma resposta