Inteligência Musical
Teia Multicultural - Inteligência Musical

Inteligência Musical

Inteligência Musical: aprimore seus conhecimentos sobre ela para mergulhar em suas ondas sonoras.

Desde sempre a música nos preenche, seja pelos cantos da natureza ou pelas melodias criadas pela humanidade; como sentimos e aproveitamos suas composições?

A música está presente em nossas vidas de diversas maneiras. Está nos ritmos dos corações, nas correntezas dos rios, nos cantos dos pássaros, na erudição das sinfonias, na simplicidade avassaladora das canções populares.

Nossas casas são invadidas pelas sonoridades das ruas, em suas composições de ruídos, caos e harmonia.

A vizinhança coloca seus sons altos em casa, nos carros e nós também aumentamos nossos aparelhos e fones. Vivemos batucando, cantarolando e apreciando os sons.

Graças à Inteligência Musical, uma das 9 Inteligências propostas pela Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, conseguimos perceber padrões e diferenças rítmicas, de tons, alturas e volumes, desde bebês.

Desenvolvemos essa Inteligência ao escutar os sons e aprender com eles, a perceber as palavras e imitá-las, balbuciando suas sutilezas até chegarmos ao ponto exato da articulação.

Afinidade Musical e Inteligência Musical

Quantos vídeos fofinhos temos visto com nenéns dançando no embalo de diversas músicas pelo mundo? Se vasculharmos nossos arquivos é bem capaz que nos vejamos chacoalhando nossos esqueletinhos em algum evento musical…

Então é claro que, de vez em quando, temos uma leve inveja daquela amiga ou amigo que chega em nossa casa, pega nosso violão empoeirado há anos e toca como se fosse a coisa mais simples do mundo!

Para algumas pessoas é assim mesmo, pois elas possuem a Inteligência Musical como uma competência recheada de habilidades que não são tão comuns a outras.

Pessoas com inclinações a essa Inteligência possuem mais facilidades para entender as formas e diferenças dos padrões musicais, reconhecer diferentes timbres, tons, volumes e notas…

Então, possuem mais talento para executar esses entendimentos em instrumentos diversos, muitas vezes sem conhecimento prévio.

Essas pessoas têm afinidades para trabalhar com profissões e ocupações que envolvem produção musical, composição, crítica, engenharia acústica. Porque são artistas com potenciais para captar, assimilar e transformar expressões e formas com a música.

A Inteligência Musical tem muitas relações com as Inteligências Lógico-Matemática e Inteligência Linguística; a música também é uma linguagem – chamada de universal, inclusive –, uma ferramenta comunicativa.

Na Escola

Muitas vezes, a escola esquece que a Inteligência Musical está presente nas salas de aulas com talentos essenciais para a alegria e o desenvolvimento de outras habilidades expressivas.

Assim como outras áreas do conhecimento, a Música tem seu lugar na essencialidade pedagógica!

Se você acha que não tem competência para isso que estamos conversando, saiba que é possível desenvolver grande parte das habilidades relacionadas com a Inteligência Musical.

Podemos prestar mais atenção nas canções que já fazem parte do nosso repertório, tentando, então, entender seus arranjos e ritmos, reconhecendo o som dos diferentes instrumentos.

Podemos buscar outros estilos para exercitar a escuta atenta (mas sem se torturar com aquele tipo de som que tira seu sono no sábado de manhã).

Devemos ir a mais shows e apreciar os instrumentos sendo tocados, conversar com nossas amigas e amigos musicistas, pedir dicas e aproveitar seus conhecimentos.

Por fim: por que não prender a tocar um instrumento?! Sim é possível, então vamos tentar!!

Pode ser que leve mais tempo do que o desejado, mas com paciência e respeito aos ritmos de aprendizagem.

Certamente conseguiremos arranhar umas cordas ou teclas, então basta dar umas pancadas percussivas com baquetas ou com as próprias mãos… O importante é aproveitar e se deixar levar…

E você, quais são suas habilidades musicais? Tem algum instrumento esquecido no cantinho para ganhar vida?

Ou então, tem algum transbordando notas e melodias?

Conte um pouco aqui pra gente!

Francisley da Silva Dias

Mais conhecido como Francis, é Educador, Professor de Língua Portuguesa Brasileira, Preparador, Revisor e Tradutor de textos; acredita na Educação e nas Artes como essenciais para os desenvolvimentos sociais.

Deixe uma resposta