You are currently viewing Teatro na Escola
Você já pensou sobre a importância do Teatro na Escola? Veja conosco como essa arte auxilia nos desenvolvimentos da Educação Básica.

Teatro na Escola

Você já pensou sobre a importância do Teatro na Escola?

Veja conosco como essa arte auxilia nos desenvolvimentos da Educação Básica.

O Teatro é uma Arte muito antiga, formalmente remete-se à Grécia Antiga, mas sabemos que suas características estão em muitas outras culturas.

Além de estar presente em diversas situações da vida social das mais variadas manifestações humanas, o Teatro também está presente na Educação.

Certamente, muitas das técnicas teatrais estão presentes nas salas de aulas, por vezes conscientes, por outras vezes incorporadas nas atividades de forma natural.

Quando a professora e o professor estão ali na frente, usando seus corpos e vozes para ensinar, acreditamos que habilidades teatrais se manifestam.

 Assim, quanto mais consciência sobre os conhecimentos da Arte do Teatro, mais desenvolvimento será garantido para quem está no processo de ensino e aprendizagem.

O Teatro na Escola

Contando com a Base Nacional Comum Curricular como nossa maior referência para a construção de currículos escolares, veremos a presença do Teatro em todas as fases da Educação Básica.

Vemos que na Educação Infantil o Teatro está associado ao Campo das Experiências, pois nesse período o que as crianças mais precisam fazer é experimentar!

E isso está diretamente relacionado com o Corpo, os Gestos e os Movimentos, por meio de brincadeiras, jogos e atividades artísticas diversas, como a dança, por exemplo.

Já no Ensino Fundamental, tanto no Fund.1 quanto no Fund.2, encontramos o Teatro como referência das Linguagens.

Com a área de Arte, o Teatro também está associado à experimentação dos Corpos, Gestos e Movimentos, porém considerando a maior maturidade das turmas.

Por isso, associada com a Língua Portuguesa, além do Campo das Experiências, da interpretação técnica da língua e da valorização de referências nacionais e mundiais, o Teatro está ligado ao desenvolvimento de habilidades da Comunicação – interpretação, memorização e expressão.

Seguindo com a lógica, no Ensino Médio, as estudantes e os estudantes se aprofundam em suas habilidades e conhecimentos, ampliando seus Repertórios Culturais.

O Teatro e o Desenvolvimento na Escola

Se o Teatro perpassa toda a Educação Básica, certamente ele é uma ferramenta potente para a transformação do espaço escolar.

Pois a escola pode utilizar técnicas, leituras e práticas dessa arte para suas diferentes atividades, sejam elas diretamente com as turmas de estudantes, quanto para a formação de suas equipes.

Considerando a Escola como um ambiente vivo, no qual todas as pessoas envolvidas nele precisam saber se comunicar bem para que os entendimentos aconteçam, o Teatro auxilia bastante no desenvolvimento de habilidades dessa natureza, para diferentes perfis.

Sendo assim, aproveitamos para expandir a ideia além das salas de aula, levando os conhecimentos para a Comunidade Escolar:

Com o Teatro, expressamos sentimentos, pensamentos, ideias, criticidade e emoções, de forma criativa e autêntica; com ele construímos sensibilidade, ampla visão de mundo e a capacidade de conexão com tudo que nos cerca.

Juan Otárola: Professor de Teatro

O Teatro e o Desenvolvimento Social

Se dentro da escola o Teatro é uma ferramenta de mudança, os conhecimentos gerados serão levados para a sociedade.

Afinal esse é o papel da Educação, constituir saberes para serem compartilhados na construção de uma sociedade mais justa e cooperativa.

Por isso, vemos o Teatro como uma potente fonte de transformação pessoal e coletiva:

Porque qualquer fazer teatral envolve olhar para si e para o outro. O teatro precisa do nosso corpo, voz, emoções, imaginação, criatividade, inteligência, reflexão, questionamento, escuta e troca. É uma arte, mas também é uma atividade que promove o autoconhecimento, mesmo para os que a praticam de forma amadora.

Tania Kesselman: Professora de Teatro e Artes do Corpo

Teatro como Inteligência

Para finalizar, retomando os conhecimentos compartilhados na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, percebemos que o Teatro está associado a muitos saberes.

Com isso, queremos complementar as indicações da BNCC, citando as inteligências Corporal-Cinestésica, Espacial e, por que não, Existencial.

Pois todas elas estão relacionadas com a percepção de si, das outras pessoas e dos espaços que nos cercam, além, obviamente, das reflexões que a arte interpretativa nos proporciona.

E você, conta pra gente, quais suas relações com o Teatro?

Francisley da Silva Dias

Mais conhecido como Francis, é Educador, Professor de Língua Portuguesa Brasileira, Preparador, Revisor e Tradutor de textos; acredita na Educação e nas Artes como essenciais para os desenvolvimentos sociais.

Deixe um comentário