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Escola Inovadora Teia Multicultural.

Competência 1 Conhecimento na BNCC

Você sabe como a Competência 1 Conhecimento é descrita na BNCC?

Reflita conosco sobre a importância desta Competência Geral da Base Nacional Comum Curricular.

Certamente, concordamos que a escola é o principal espaço para o desenvolvimento do Conhecimento construído pela humanidade por meio da Ciência.

Mas como a Competência 1 Conhecimento aparece na BNCC?

Assim, de uma maneira concisa e instigante:

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. (BNCC, p.11)

Por isso, precisamos detalhar cada ideia presente, considerando algumas dimensões da aprendizagem indo além do conhecimento escolar, científico.

A Competência 1 Conhecimento na Escola

Inicialmente, já que estamos neste blog, começaremos pensando sobre a Competência Geral Conhecimento dentro dos espaços físicos, digitais e híbridos proporcionados pelas escolas.

É nesses espaços que as crianças, jovens e Equipes Educadoras conhecem e aperfeiçoam suas competências científicas na busca de informações, no desenvolvimento de saberes e na curadoria desses aprendizados.

Por consequência, atribuem significado a esses aprendizados e incorporam estratégias para resolver problemas de diferentes naturezas.

Por exemplo, uma criança que está se alfabetizando encontrará na escola diversos estímulos técnicos, interpessoais e socioemocionais para desenvolver suas capacidades leitoras e escritoras.

(abrimos um parêntese para lembrar das Inteligências Inter e Intrapessoais de Howard Gardner 😉)

Seguindo, a partir dos conhecimentos básicos, estudantes jovens e adolescentes aprimoram suas habilidades para participarem ativamente em soluções sociais e coletivas.

Quando participam de grupos e agremiações, para refletirem suas ações no mundo, participam de debates, desenvolvem estudos de casos, produzem criticidade, aplicativos e outras partilhas

Tanto em um exemplo, quanto em outro, temos a função ativa de professoras e professores motivando estudantes e se motivando a ter consciência sobre o que, como e por que aprender.

No processo dialético no qual os dois lados aprendem e ensinam! 😍

Aqui, vale lembrar a relevância da Cultura Digital para o desenvolvimento do Conhecimento na atualidade.

Assim, falamos de metacognição, ou seja, a nitidez sobre o processo de aprendizagem e suas necessidades, objetivos, estratégias, ferramentas e avaliações.

O Conhecimento de Mundo

Por um lado, reconhecemos a escola como um dos principais canais do Conhecimento Científico, desde antes do ensino fundamental 1, mas não podemos esquecer do mundo fora dela como nossa principal fonte de saberes.

Quer dizer, considerando as concepções de Competências Gerais e de Educação Integral presentes na BNCC, devemos ter em nossos horizontes a Contextualização Sociocultural do Conhecimento.

Ou seja, nossas discussões de ideias e ideais, nossos compartilhamentos, e nossas compreensões sobre os Saberes do Mundo são tão vastas quanto a vastidão deste mundão! Dá-lhe Drummond! 🌎

Para isso, seja na escola, seja na família ou em qualquer outro espaço de atuação, respeitaremos valores, crenças e contextos sociais, políticos e multiculturais na produção do Conhecimento ou melhor DOS CONHECIMENTOS.

” A Teia, como escola inovadora, busca sempre desenvolver o conhecimento de seus estudantes de diferentes formas, para que todos se divirtam e encontrem maneiras significativas de desvendarem o mundo ao seu redor” – Lucas de Briquez

Por consequência, pegamos o gancho para a Competência Geral 3. Repertório Cultural.

Para que a Competência Geral 1 Conhecimento na BNCC faça sentido, precisamos reconhecê-la em sua amplitude de importância ao longo da vida, para nossas intervenções éticas e solidárias na sociedade.

Agora, conta pra gente: como você percebe o desenvolvimento do Conhecimento?

Francisley da Silva Dias

Mais conhecido como Francis, é Educador, Professor de Língua Portuguesa Brasileira, Preparador, Revisor e Tradutor de textos; acredita na Educação e nas Artes como essenciais para os desenvolvimentos sociais.

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