Ensino Fundamental 1
Você sabe como funciona o Ensino Fundamental 1? Os anos iniciais do Ensino Fundamental marcam a entrada das crianças na transição de conhecimentos empíricos e científicos.

Ensino Fundamental 1

Você sabe como funciona o Ensino Fundamental 1?

Veja conosco a organização da Educação Básica.

Neste post, entenda o Fund1 dentro da Educação Básica.

O que é a Educação Básica?

Série ou Ano, Primário ou Fundamental?

Ainda é comum confundirmos alguns termos ligados à Educação.

Para lembrar, a Educação Básica é contada a partir da Educação Infantil (4 a 5 anos), passando pelo Ensino Fundamental (6 a 14 anos), chegando ao Ensino Médio (15 a 17 anos).

Essas medidas de tempo e idades funcionam como um parâmetro, no entanto sabemos da diversidade do tema.

Por enquanto, vamos nos voltar ao ciclo do Ensino Fundamental 1, o famoso Fund1.

Composto por 5 anos, do 1º ao 5º, dos 6 aos 10 anos de idade (aproximadamente).

Certamente, fase essencial da formação escolar, do desenvolvimento humano e das experimentações socioemocionais.

O Famoso Fund.1

Os anos iniciais do Ensino Fundamental marcam a entrada das crianças na transição de conhecimentos empíricos e científicos.

Ou seja, dos 6 aos 10 anos, a criança passará por transformações físicas, afetivas, emocionais, sociais e cognitivas.

Considerando a progressão escolar, as experimentações da Educação Infantil passam a receber outros olhares e possibilidades.

Assim, cria-se a cultura escolar.

O Ensino Fundamental 1 proporciona a compreensão e a utilização de linguagens realmente necessárias à inserção na sociedade, por meio da oralidade, da matemática, da expressão corporal, do fazer artístico e o despertar da sua própria sensibilidade, e da leitura/escrita. Somente assim poderão desenvolver suas capacidades de integração social, com valores e contornos que fomentem a criticidade, a autorresponsabilidade e o respeito.

Juan Otárola, Coordenador de Fund1

Educação Integral

Ressaltamos que cada escola tem seu currículo e método, porém existem diretrizes como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e currículos específicos para cidades e estados.

Assim, consideramos a Base como o principal documento orientador.

Com ela, vemos a Educação Integral que se constrói a partir do desenvolvimento de habilidades e competências sociocognitivas…

Fundamentais para a participação cidadã em uma sociedade justa, inclusiva e democrática.

Desse modo, no Fund1, com seus letramentos em diferentes linguagens, o acesso a informações e conhecimentos transforma a vida das crianças e das pessoas adultas envolvidas com elas.

Vejo que o afeto e os vínculos criados são mais potentes que os conteúdos ministrados, ou a maneira como nos fazemos de mediadores deles. Obviamente, o processo criativo de relacionar todo um cabedal de conhecimentos a um tema transversal, significando o que é preciso ou necessário saber é essencial. Fazemos isto com amor e alegria, conjuntamente, nas mais adversas situações.

Leonardo Meira, Tutor

Educação Básica e Fundamental 1

Para encaminhar, precisamos comentar o contexto…

Toda a Educação Básica passou pela grande transformação do ensino híbrido.

As realidades mais uma vez se apresentaram em suas diversidades.

Especificamente na Teia Multicultural,

o trabalho híbrido mostra-se bastante positivo, pois oferecemos recursos diversos para que o aprendizado não deixe de ser interessante, seja por meio da gamificação dos conhecimentos, seja por meio da reinvenção das práticas dos professores, oferecendo integrações entre o trabalho on-line e o que é proposto presencialmente.

Juan Otárola

Concluindo, concordamos que a formação escolar se desenvolve constantemente e com as tecnologias digitais e as novas necessidades de adaptação a velocidade é outra.

Por isso, é bom notar outras linguagens e relações ao longo da rotina escolar.

Por fim, conta pra gente, como foi seu Fund1?

Francisley da Silva Dias

Mais conhecido como Francis, é Educador, Professor de Língua Portuguesa Brasileira, Preparador, Revisor e Tradutor de textos; acredita na Educação e nas Artes como essenciais para os desenvolvimentos sociais.

Deixe uma resposta