You are currently viewing Inteligência Naturalista
Teia Multicultural - Inteligência Naturalista

Inteligência Naturalista

Inteligência Naturalista: em um mundo tão vasto, sinta a importância dela.

Nosso planeta é composto por ar, água, terra e uma imensa diversidade biológica que o torna muito especial; nós precisamos desenvolver nossa Inteligência Naturalista para garantir o equilíbrio das vidas.

Antes de 1995, a Inteligência Naturalista estava associada a outras Inteligências dentro da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, mas diante da sua importância para o desenvolvimento da vida na Terra ela é reconhecida como independente e diferenciada.

Então, essa Inteligência está relacionada com a nossa capacidade de percebermos a biodiversidade do entorno, poderemos realizar distinções, classificações e manuseios de seus elementos, por exemplo.

Nosso desafio então, pelo bem do planeta, é aplicar essas habilidades em conexões que possam melhorar as interações entre as diversas existências em seus diferentes contextos, rurais, urbanos, suburbanos.

Não há espaço neste mundo em que não haja vida! E toda forma de vida se interdepende.

No nível evolutivo, a Inteligência Naturalista nos trouxe a este lugar de humanidade por determinar nossa sobrevivência no mundo natural e nossa capacidade de adaptação nos diferentes ambientes.

Isso se deu por nossas observações, identificações, categorizações, criações de hipóteses e experimentações das possibilidades naturais – perceba que aqui estão envolvidas outras Inteligências já citadas em nossos posts, como a Lógico-Matemática e a Espacial, por exemplo.

Além dessas conexões cognitivas, o destaque da Inteligência Naturalista está na relação e no respeito entre os ambientes e sua biodiversidade.

Populações Originárias e a Inteligência Naturalista

As populações originárias, como as indígenas brasileiras, são extremamente necessárias para nos ensinar a desenvolver a Inteligência Naturalista; elas vivem há milênios em harmonia com a Natureza, aprendendo, então, a colher os benefícios da alimentação e da medicina natural, retribuindo com gratidão e cuidado.

Naturalmente, nós temos afinidades com essa Inteligência desde sempre, mas algumas pessoas a desenvolve profissionalmente, atuando em áreas da Biologia, Veterinária, Agricultura… Além de profissões que exigem engajamentos socioambientais – essa vale pra geral! Perceba, uma inteligência, mas inúmeras possibilidades 😉

“Compreender como a natureza funciona é uma forma de compreendermos nós mesmos, tendo em vista que fazemos parte dela” – Lucas de Briquez

Precisamos nos atentar ao nosso desenvolvimento da Inteligência Naturalista, aproveitando com outros olhares o que já fazemos. Então comece!

Entre as escolas inovadoras existem aquelas que são estruturadas em áreas rurais, até mesmo em comunidades e ecovilas. A grande maioria dela só tem a educação infantil e o ensino fundamental 1 e sua relação com a natureza é intrínseca aos seus projetos pedagógicos.

Adoramos apreciar e nos entregar a paisagens, pisar a terra em conexão, nos banhar no mar, rios e cachoeiras, nos nutrir livres de venenos; ao fazermos isso, valorizando cada vida envolvida, seremos mais inteligentes por nós e pelo planeta!

Que tal arrumar um vasinho bem bonito? Quem sabe um canteiro diverso em cores e formas? 🍀

Então aconselho: Tire um tempo para perceber quanta vida há em volta e como precisamos delas e elas de nós.

Conte pra gente: que pedacinhos de existências você mais gosta de observar e cuidar?

A próxima inteligência que iremos estudar é a Inteligência Existencial.

Francisley da Silva Dias

Mais conhecido como Francis, é Educador, Professor de Língua Portuguesa Brasileira, Preparador, Revisor e Tradutor de textos; acredita na Educação e nas Artes como essenciais para os desenvolvimentos sociais.

Deixe um comentário