You are currently viewing Artes na Escola como Ferramenta Pedagógica
Você conhece o histórico e a estrutura da Educação Infantil? Neste post você verá conosco como se compõe esta etapa da Educação Básica.

Artes na Escola como Ferramenta Pedagógica

As Artes, na escola, funcionam como ferramenta pedagógica que pode transformar aprendizagens.

Leia este post e pense conosco como as Artes são uma ferramenta potente na Escola.

“A arte oferece um espaço onde podemos criar, descobrir e construir, fortalecendo o nosso poder de realização.”

Talita Andrade

Arte ou Artes?

Se consideramos a área do conhecimento, ou componente curricular, diremos Arte.

Por outro lado, quando pensamos nas linguagens artísticas, diremos artes.

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Arte é um dos componentes da Área de Linguagens (ao lado das línguas Portuguesa, Inglesa e a Educação Física). Assim, a Arte se materializa por meio das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro.

Qual é a importância da Arte na Escola?

Primeiramente, nosso cotidiano está permeado pelas manifestações artísticas.

Em grande parte das cidades as ruas estão cheias de grafites e esculturas.

Com os serviços de streaming e canais de vídeos, mergulhamos nas artes visuais das produções cinematográficas e das propagandas.

E as interpretações teatrais são vistas como técnicas para muitos espaços de atuação da vida artística e social. Apesar de peças teatrais, ainda buscarem prática para grande parte da população.

Em todas as manifestações há música tocando para preencher espaços e para dançarmos.

Na escola, temos a oportunidade de dar outro olhar para as produções artísticas, aprimorando manifestações de sensibilidades, intuições, emoções e subjetividades, valorizando e respeitando o imenso leque dos Repertórios Culturais.

Assim, estudantes e equipe educadora desenvolvem a criatividade para solucionar problemas, superando limites estéticos.

Ou seja, a Arte incrementa capacidades para o desenvolvimento de outras áreas.

Pois dimensões específicas pensadas para a Arte, mas que se aplicam a qualquer outra área.

“Eu, como professora, tenho o propósito de dar aulas que vão além de técnicas e conceitos. Quero que meus alunos sejam criadores e criaturas conscientes do que são capazes, fazendo com que se fortaleçam agora, para construírem o futuro dos seus sonhos.”

Talita Andrade

Dimensões do Conhecimento Artístico – Artes na Escola

Aqui, apresentaremos seis dimensões propostas pela BNCC para o trabalho de articulação das diferentes linguagens artísticas.

Seguiremos uma ordem alfabética, mas sem valorizar ou desvalorizar a ordem.

  • Criação: dimensão ligada ao fazer artístico, para quando criamos, produzimos e construímos intencionalmente materialidade estética para sentimentos, ideias e desejos, de forma individual ou coletiva. É a mão na massa!
  • Crítica: quando direcionamos olhares e pensamentos propositivos a novas compreensões e relações, estudando as diversas experiências e manifestações vividas, envolvendo aspectos estéticos, políticos, históricos, filosóficos, sociais, econômicos e culturais, articulamos a crítica.
  • Estesia: nossa experiência sensível em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, aos corpos e aos diferentes materiais. Com essa dimensão, o corpo em sua totalidade (emoção, percepção, intuição, sensibilidade e intelecto) é o ponto de articulação para conhecer a si, as outras pessoas e o mundo.
  • Expressão: essa dimensão está intimamente ligada à Criação. Pois ambas caminham juntas na exteriorização e manifestação das subjetividades por meio de procedimentos artísticos com seus vocabulários específicos e das suas materialidades.
  • Fruição: deleite, prazer e estranhamento diante das práticas artísticas e culturais constituem essa dimensão. Ela implica disponibilidade para relações continuadas entre produções artísticas e culturais das mais diversas épocas, lugares e grupos sociais. Com a fruição consciente se desenvolve o desejo da criação.
  • Reflexão: processo argumentativo e de ponderação sobre as experiências e os processos criativos. É a atitude de perceber, analisar e interpretar, tanto na criação, quanto na fruição.

Arte como Ferramenta para a Vida

Assim como qualquer habilidade ou competência, as Dimensões do Conhecimento Artístico não se limitam às idades dentro dos muros da escola.

Desse modo, acreditamos que elas são essenciais para o desenvolvimento da autonomia estudantil das crianças e jovens.

No entanto, acreditamos também que elas podem seguir com qualquer pessoa.

É muito comum vermos as crianças experimentando as linguagens artísticas, do mesmo modo que experimentam as linguagens científicas.

No entanto, quando adultas, só se lembram que desenhavam, dançavam, interpretavam e até tocavam algum instrumento.

Queremos deixar uma dica, aproveite o fim da leitura para buscar alguma prática artística, mas sem pressa, nem cobrança. Descubra o prazer de alguma linguagem e aproveite!

Aproveitando, conte pra gente, qual é sua linguagem artística preferida?

Conheça nosso instagram.

Francisley da Silva Dias

Mais conhecido como Francis, é Educador, Professor de Língua Portuguesa Brasileira, Preparador, Revisor e Tradutor de textos; acredita na Educação e nas Artes como essenciais para os desenvolvimentos sociais.

Deixe um comentário